Diferenças entre IMAP e POP3

IMAP e POP3 são dois protocolos distintos usados para acessar uma conta de e-mail. Veja abaixo alguns detalhes, vantagens e desvantagens.

IMAP (Porta padrão: 143)

O IMAP permite que você acesse seu e-mail em qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Ao ler uma mensagem de e-mail usando IMAP, você não está, na verdade, baixando ou armazenando em seu computador; em vez disso, você está lendo o serviço de e-mail. Como resultado, você pode verificar seu e-mail de diferentes dispositivos, em qualquer lugar do mundo: seu telefone, computador, computador de um amigo.

O IMAP apenas baixa uma mensagem quando você clica nela, e os anexos não são baixados automaticamente. Dessa forma, você pode verificar suas mensagens muito mais rapidamente do que o POP3.

Como a conta IMAP é um espelho da sua caixa no servidor de e-mail, você também é capaz de sincronizar seus e-mails enviados em qualquer lugar que acessar a conta.

Porém, com o tempo, contas IMAP podem ficar bem grandes e será necessário contratar mais espaço para poder armazenar as mensagens.

POP3 (Porta padrão: 110)

O POP3 funciona entrando em contato com o serviço de e-mail e baixando todas as suas mensagens novas. Depois que eles forem baixados em seu computador ou dispositivo móvel, eles serão excluídos do servidor de e-mail. Isso significa que, depois que o e-mail é baixado, ele só pode ser acessado usando o mesmo computador. Se você tentar acessar seu e-mail de um dispositivo diferente, as mensagens que foram baixadas anteriormente não estarão disponíveis para você.

Da mesma forma, o e-mails enviado são armazenados localmente em seu computador ou dispositivo móvel, e não no servidor de e-mail.

A vantagem do POP3 é que o usuário não fica dependente do espaço em disco contratado na hospedagem, podendo usufruir de um armazenamento maior em seu computador ou dispositivo móvel, usando o servidor de e-mail apenas como serviço de transmissão.

Importante: As mensagens de contas do tipo POP3 são armazenadas localmente, logo o backup deve ser gerenciado pelo usuário. As mensagens não ficam armazenadas no servidor de e-mail!

  • imap, pop3
  • 0 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Problema no envio de email causado por Antivirus

Problema no envio dos e-mails no Outlook causado pelos antivírus Avast e AVG. As atualizações...

Tabela de códigos de erro do Outlook Express

        Erros Gerais           Código do Erro Tipo de Erro...

Configuração de Email: Outlook 2007

Abaixo nosso passo-a-passo para configurar seu email no Outlook 2007 1º) Abra seu Outlook, no...

Por que meus e-mails chegam como SPAM para alguns de meus destinatários?

Antes de chegar ao destinatário, os e-mails que você envia passam primeiro pelo filtro ANTI-SPAM...

Configuração de Email: Thunderbird

 Abaixo nosso passo-a-passo para configurar seu email no Thunderbird1º) Abra seu Thunderbird, no...