Conheça as políticas de combate às práticas de spam da SH2 Host
Para os fins desta política, entende-se por "política" uma série de medidas destinadas a alcançar um objetivo específico.
O objetivo da SH2 Host é combater a prática de SPAM, conforme declarado em seu “COMPROMISSO ANTI-SPAM”. As medidas adotadas são divididas em:
a) Informativas ou Educativas: Destinadas a esclarecer não só os clientes da SH2 Host, mas também o público em geral, sobre o que é SPAM e as formas de minimizar acusações de prática de SPAM. Esses esclarecimentos estão presentes nesta política e são complementados por dicas disponíveis no site da SH2 Host.
b) Tecnológicas: Consistentes em ferramentas técnicas disponibilizadas aos clientes da SH2 Host para evitar tanto o recebimento de SPAM (como filtros, apelidos ocultos, listas de e-mails bloqueados, confirmação de origem etc.) quanto a acusação de prática de SPAM (como a confirmação ativa de cadastro).
c) Repressivas: Consistentes em disposições contratuais que autorizam a SH2 Host a retirar do ar, sumariamente, os sites de clientes que violem o COMPROMISSO ANTI-SPAM assumido no momento da contratação dos serviços da SH2 Host.
Compromisso Anti-Spam da SH2 Host e de seus clientes
A SH2 Host, em sincronia com as melhores práticas da Internet e dos órgãos não-governamentais mais influentes, bem como seguindo o apelo de seus usuários, manifesta publicamente seu compromisso anti-spam. A SH2 Host se compromete a dificultar, por todos os meios ao seu alcance, a prática de SPAM e a divulgar o repúdio a essa prática, além de impedir que seus clientes a executem.
Por outro lado, todos os clientes da SH2 Host aceitam integral e automaticamente, pelo simples ato da contratação de qualquer serviço, o compromisso de NÃO PRATICAR SPAM EM QUALQUER DE SUAS MODALIDADES OU MANIFESTAÇÕES.
Dessa forma, todos os clientes da SH2 Host se obrigam a seguir a norma de repúdio ao SPAM, responsabilizando-se pelo cumprimento da regra de não praticar SPAM em hipótese alguma e sob nenhum pretexto.
Caso seja constatado o envio de SPAM por algum cliente, seu site será retirado do ar conforme os termos previstos no contrato respectivo, sem prejuízo das demais medidas cabíveis.
É vedado aos clientes da SH2 Host o recebimento de mais de 10% (dez por cento) de e-mails "bounced", salvo se outro limite houver sido expressamente estabelecido no contrato firmado com o cliente, hipótese em que prevalecerá o limite fixado contratualmente.
Entende-se por "e-mail bounced" qualquer tipo de erro que comprometa a entrega da mensagem ao seu destinatário. Um dos erros mais comuns é “caixa postal de destino inexistente”.
Desta forma, caso o cliente da SH2 Host receba uma porcentagem de e-mails superior aos 10% especificados, operar-se-á a presunção da prática de SPAM pelo cliente.
O e-mail para denúncias de SPAM que, eventualmente, tenha sido praticado por cliente da SH2 Host é [email protected].
ESTE É O COMPROMISSO ANTI-SPAM DA SH2 HOST E DE SEUS CLIENTES. CUMPRA-O E FAÇA COM QUE O MESMO SEJA CUMPRIDO EM PROL DE UMA INTERNET MELHOR.
Informações básicas sobre a caracterização da prática de SPAM
O que é SPAM?
De modo objetivo, SPAM, para efeito deste compromisso, pode ser definido como o envio de e-mails e/ou de qualquer outro tipo de mensagem eletrônica que motive reclamação de qualquer destinatário e/ou de qualquer organismo e/ou indivíduo com funções de combate e repressão à prática de SPAM.
O SPAM não é um meio de propaganda viável. Apesar de ser tentador usá-lo como meio publicitário, ele força toda a Internet a mudanças nos regulamentos de uso do sistema de e-mails e aumenta as restrições e punições contra as empresas que praticam SPAM. É importante sempre denunciar o SPAM, pois é uma prática negativa para a internet e, somente por meio das denúncias, poderemos combatê-la.
Por que SPAM é um problema?
A Internet é um ambiente dinâmico, complexo e cheio de informações. O e-mail é um dos principais meios de comunicação dentro dela. Entretanto, este meio vem sendo degradado pelo elevado número de e-mails, não só de propagandas, como também de piadas ou qualquer outro tipo de e-mail enviado indiscriminadamente, sem que tenha sido solicitado pelo destinatário. Isso é SPAM. Essa degradação se traduz em elevado uso de espaço para armazenamento das mensagens, sobrecarga dos servidores que administram e transmitem os e-mails, e sobrecarga das redes de comunicação.
Além disso, cada vez mais os e-mails não solicitados são ignorados pelos destinatários que passam, inclusive, a repudiar as empresas que os enviam. Assim, até mesmo comercialmente, o SPAM está se tornando altamente não recomendável.
Fontes complementares de informação
- SpamCop - Spam Reporting and Filtering Software
- Spam.Abuse.net - "Fight Spam on the Internet!" information center
- ScamBusters.org - Stop Spam!
- Spambot Beware - Glossary of Spam Related Terms
- Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)
Instruções básicas para minimizar acusações de prática de SPAM
Precauções:
- Não envie newsletters pressupondo que os destinatários gostariam de recebê-las.
- Não tenha um campo de “cadastre seu e-mail” no seu site sem seguir fielmente a "Confirmação Ativa" descrita neste documento.
- Não compre listas de e-mails. Isso é, no mínimo, ilegal e certamente gerará reclamações de envio de SPAM por seu site.
- Não acredite se algum vendedor garantir que sua lista de e-mails está aprovada pelos destinatários para receberem mensagens. Isso é mentira.
- Se algum visitante de seu site se cadastrar como seu cliente, isso não significa que ele aceitou receber propaganda sua. Ele deve explicitamente pedir para receber seus e-mails de propaganda.
- Se você tem um programa que cadastra todos os endereços de e-mails das pessoas que enviam perguntas para seu site e usa essa lista para enviar e-mails, certamente será acusado de SPAM.
- Não existe legislação brasileira específica sobre o assunto, portanto não é válido nenhum argumento de que os e-mails enviados não podem ser considerados SPAM devido a algum congresso ou legislação, tanto nacional como estrangeira.
- Consulte sempre o site www.sh2.com.br para obter eventuais atualizações sobre o assunto.
Confirmação Ativa de Cadastro
A forma ideal de se fazer um cadastro para validar o recebimento de e-mails é através de um processo chamado "Confirmação Ativa de Cadastro". Ele se baseia em forçar um pedido explícito para um visitante se incluir no seu cadastro, garantindo que você tenha o consentimento dele para receber comunicações futuras.
Esta técnica é particularmente útil quando você quer construir seu cadastro de e-mails sem correr o risco de ser acusado de SPAMMER por ter aceitado um endereço sem a efetiva autorização do dono. Isso ocorre muito quando existe um campo do tipo "Indique um amigo" em seu site, que faz com que muitos "amigos" sejam indicados sem ficarem sabendo e, portanto, eles considerarão como SPAM qualquer comunicação que você faça para eles.
Como Implementar a Confirmação Ativa:
- Se tiver um campo do tipo "Indique um amigo" e for registrado algum endereço de e-mail para receber comunicações, NÃO o insira em seu cadastro ainda.
- Se existir uma ficha de cadastro de clientes, tenha certeza de que exista um checkbox bem claro, indicando que o cliente concorda em receber informativos, propagandas etc. do site.
- Envie um e-mail imediatamente ao endereço cadastrado com um texto claro e objetivo, SEM PROPAGANDA alguma, apenas informando que alguém indicou esse endereço de e-mail para continuar recebendo comunicações vindas do seu site e, se ele desejar realmente receber tais comunicações, deverá responder ao e-mail com algum texto pré-definido.
- Apenas se você receber tal resposta - e esta for afirmativa - insira o endereço de e-mail em seu cadastro.
- Guarde o e-mail de confirmação, pois será sua única prova do consentimento explícito do visitante para receber seus comunicados.
Importante: Este processo não é uma garantia de que seu site não será acusado de SPAM, mas é uma forma de se proteger contra isso e de demonstrar boa fé e transparência.
ATENÇÃO
Havendo denúncia de prática de SPAM por algum cliente da SH2 Host, caso não seja hipótese de desativação imediata do site, a SH2 Host se reserva o direito de exigir, para a manutenção da prestação do serviço, que o site acusado dessa prática utilize OBRIGATORIAMENTE o recurso técnico de “Confirmação Ativa de Cadastro”. Além disso, dependendo unicamente da análise subjetiva da SH2 Host, o caso pode ser considerado grave e poderá ser imposta a inutilização da lista de e-mails usada pelo site, a fim de garantir que o site não continue enviando e-mails potencialmente indesejados para determinados endereços.